Leia o texto a seguir.
A sociedade, com sua regularidade, não é nada externa aos indivíduos; tampouco é simplesmente um “objeto
oposto” ao indivíduo; ela é aquilo que todo indivíduo quer dizer quando diz “nós”. Mas esse “nós” não passa
a existir porque um grande número de pessoas isoladas que dizem “eu” a si mesmas posteriormente se une
e resolve formar uma associação. As funções e as relações interpessoais que expressamos com partículas
gramaticais como “eu”, “você”, “ele” e “ela”, “nós” e “eles” são interdependentes. Nenhuma delas existe sem as
outras e a função do “nós” inclui todas as demais. Comparado àquilo a que ela se refere, tudo o que podemos
chamar “eu”, ou até “você”, é apenas parte.
(ELIAS, N. A Sociedade dos Indivíduos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1994. p.57.)
O modo como as diferentes perspectivas teóricas tratam da noção de identidade vincula-se à clássica preocupação
das Ciências Sociais com a questão da relação entre indivíduo e sociedade.
Com base no texto e nos conhecimentos da sociologia histórica, de Norbert Elias, assinale a alternativa que
apresenta, corretamente, a noção de origem do indivíduo e da sociedade.
a) O indivíduo forma-se em seu “eu” interior e todos os outros são externos a ele, seguindo cada um deles o seu caminho
autonomamente.
b) A origem do indivíduo encontra-se na racionalidade, conforme a perspectiva cartesiana, segundo a qual “penso, logo
existo”.
c) A sociedade origina-se do resultado diretamente perceptível das concepções, planejamentos e criações do somatório
de indivíduos ou organismos.
d) A sociedade forma-se a partir da livre decisão de muitos indivíduos, quando racional e deliberadamente decide-se pela
elaboração de um contrato social.
e) A sociedade é formada por redes de funções que as pessoas desempenham umas em relação às outras por meio de
sucessivos elos.
RESPOSTA: E
____________________________________________________
» RESPOSTA COMENTADA:
a) Incorreta, pois a afirmativa expressa um pressuposto de que a existência do indivíduo antecede a existência da sociedade,
o que, para Norbert Elias, é impossível de se conceber. A sociologia de Elias busca rejeitar a dicotomia entre
“interior” e “exterior”, “eu” e “nós”, ou indivíduo e sociedade, tomando-os como interdependentes.
b) Incorreta, pois Norbert Elias é um pensador que rejeita claramente o princípio segundo o qual a origem do indivíduo
encontra-se na racionalidade, conforme a perspectiva cartesiana, expressa na ideia “penso, logo existo”. A limitação
da visão cartesiana, para Elias, está no fato de que supõe a existência do indivíduo fora da sociedade ou anterior à
sociedade.
c) Incorreta, pois os estudos de Norbert Elias rejeitam a tese de que a sociedade origina-se do resultado diretamente
perceptível das concepções e planejamentos. Para Elias, a sociedade nem é caótica, nem é o resultado direto das
intencionalidades. O autor também refuta a ideia de que a sociedade é a criação do somatório de indivíduos ou
organismos, na medida em que rejeita o individualismo metodológico e o organicismo.
d) Incorreta, pois Norbert Elias rejeita a tese de que a sociedade é formada por um contrato, isto é, a formação de uma
associação. A ideia de que a sociedade forma-se a partir da livre decisão de muitos indivíduos, quando racional e
deliberadamente decide-se pela elaboração de um contrato social, supõe que os indivíduos antecedem a sociedade.
Diferentemente, para Elias, indivíduo e sociedade são interdependentes e não é possível teorizar a existência de
indivíduos sem a sociedade ou a existência de uma sociedade sem indivíduos.
e) Correta, pois, para Norbert Elias, a sociedade é formada por redes de funções que as pessoas desempenham umas
em relação às outras por meio de sucessivos elos. Elias contrapõe-se, assim, tanto às teorias que estipulam a
superioridade do social sobre o individual quanto às teorias que concebem que os indivíduos formam livremente uma
sociedade. Coloca-se, portanto, contra o estruturalismo e o individualismo metodológico.
____________________________________________________
http://www.cops.uel.br/vestibular/2015/provas/1a_Fase/17601_1_comentada.pdf
Nenhum comentário:
Postar um comentário
OBRIGADO PELO COMENTÁRIO!