(SANTA CASA-SP 2019) - QUESTÃO

Só nos últimos quarenta anos, aproximadamente, o ambientalismo surgiu como uma poderosa ideologia de alcance mundial. Em parte, a ciência e a tecnologia que configuram o nosso modo de pensar e viver são de origem recente: as armas nucleares, as microtecnologias informáticas, a genética do DNA e as técnicas – tão em moda hoje em dia – de controle das doenças.
(Felipe Fernández-Armesto. 1492: o ano em que o mundo começou, 2017.)

A ideologia do ambientalismo transformou os desequilíbrios ecológicos de locais específicos do planeta em questão internacional. Na Conferência do Clima de Paris, em 2015, o governo brasileiro comprometeu-se a
a) transferir os recursos dos impostos arrecadados do agronegócio para as organizações de proteção do meio ambiente.
b) impedir a exploração da pecuária extensiva nos pastos formados a partir da derrubada de cobertura vegetal.
c) extinguir em um período de tempo determinado o desmatamento ilegal, sobretudo na região amazônica.
d) suspender os grandes volumes de investimentos estatais nos estados do norte e do centro do país.
e) ampliar as reservas indígenas situadas em áreas naturais controladas pelas empresas capitalistas.



➥ Resposta comentada: (c)
Na Conferência do Clima de Paris, realizada em 2015, a maioria dos países se comprometeu em realizar ações redutoras nas emissões de gases de efeito estufa, como o dióxido de carbono (CO²), metano (CH4) e monóxido de carbono (CO), dentre outros. No caso do Brasil, uma das principais ações que promovem a emissão desses gases é o desmatamento realizado, sobretudo, por meio de queimadas. Portanto, dentre as metas estabelecidas pelo governo brasileiro está a redução da destruição das florestas nacionais, especialmente na região amazônica. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADO PELO COMENTÁRIO!