(UFSC) - QUESTÃO (Q 0729)

"Subitamente, entreabria-se o quadro sonoro para irromper o coro das lamentações. Acabavam no ar, lucíolas extintas, os derradeiros sons da harpa de David; perdia-se em ecos a derradeira antístrofe de Salomão; [...]. Clamavam as imprecações do dilúvio, os desesperos de Gomorra; flamejava no firmamento a espada do anjo de Senaqueribe; dialogavam em concerto tétrico as súplicas do Egito, os gemidos de Babilônia, as pedras condenadas de Jerusalém."  (POMPÉIA, Raul. "O Ateneu". São Paulo: Ática, 1990. p. 37.)  Sobre os hebreus e os judeus, é CORRETO afirmar que: 

(01) David foi considerado o primeiro patriarca hebreu. 
(02) Senaqueribe foi o rei responsável pela retirada dos hebreus de Jerusalém para a Babilônia, fato este conhecido como Êxodo. 
(04) no século XX, após a Segunda Guerra Mundial, com a criação do Estado de Israel pela ONU, os judeus voltaram a se reunir em um território. 
(08) no primeiro milênio a.C., os hebreus foram retirados à força de Canaã pelos egípcios, que os levaram ao vale do rio Nilo e os fizeram escravos.  
(16) o dilúvio, narrado no Antigo Testamento, provavelmente foi inspirado em um relato muito mais antigo, conhecido pelos sumérios.  
(32) a construção do Templo de Jerusalém por Salomão foi um marco na centralização política dos hebreus durante o período monárquico.  
(64) a religião dos hebreus não teve qualquer importância na construção da identidade daquele povo.

_______________________________
RESPOSTA: [4 + 16 + 32 = 52] 

Abraão é considerado o primeiro patriarca dos hebreus. Ciro é o rei persa que libertou os hebreus do "cativeiro da Babilônia". Os hebreus se dirigiram ao Egito para fugir da seca que assolava Canaã e entraram pacificamente em território egípcio. Moisés liderou a saída dos hebreus do Egito em direção à Terra Prometida, episódio conhecido como Êxodo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADO PELO COMENTÁRIO!