(PASUSP) - QUESTÃO

Lei o texto a seguir. 

(...) CORINTHIANS (2) vs. PALESTRA (1)

(...) Delírio futebolístico no Parque Antártica.
Camisas verdes e calções negros corriam, pulavam, chocavam-se, embaralhavam-se, caíam, contorcionavam-se, esfalfavam-se, brigavam. Por causa da bola de couro amarelo que não parava, que não parava um minuto, um segundo. Não parava.
— Neco! Neco!
Parecia um louco. Driblou. Escorregou. Driblou.
Correu.
Parou. Chutou.
— Gooool! Gooool!
Miquelina ficou abobada com o olhar parado.
Arquejando.
Achando aquilo um desaforo, um absurdo.
Aleguá-guá-guá! Aleguá-guá-guá! Hurra! Hurra!
Corinthians!
Palhetas subiram no ar. Com os gritos. Entusiasmos rugiam. Pulavam. Dançavam. E as mãos batendo nas bocas:
— Go-o-o-o-o-o-ol!
Antônio de Alcântara Machado. Brás, Bexiga e Barra Funda e outros contos, 1997.

Metonímia é a figura de linguagem que consiste no emprego de um termo por outro, havendo sempre uma relação entre os dois. A relação pode ser de causa e efeito, de continente e conteúdo, de autor e obra ou da parte pelo todo. Assinale a alternativa em que essa figura ocorre: 

a) Achando aquilo um desaforo. 
b) Miquelina ficou abobada com o olhar parado. 
c) E as mãos batendo nas bocas. 
d) Calções negros corriam, pulavam. 
e) Palhetas subiram no ar.


Há, no exemplo dado, uma dupla metonímia. “Calções negros” é metonímia do tipo sinédoque, pois envolve a relação parte-todo: os calções, parte da indumentária dos atletas, representam os jogadores. Trata-se, além disso, de jogadores de determinado time – o time identificado pela cor negra, que, no caso, funciona também como metonímia, pois aqui o símbolo representa a coisa simbolizada. (Note-se, porém, que a relação de contiguidade entre o símbolo e o que ele representa, apesar de presente na frase de resposta, não vem especificada na informação contida no caput deste teste.)

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