Lei o texto a seguir.
(...) CORINTHIANS (2) vs. PALESTRA (1)
(...) Delírio futebolístico no Parque Antártica.
Camisas verdes e calções negros corriam, pulavam, chocavam-se, embaralhavam-se, caíam, contorcionavam-se, esfalfavam-se, brigavam. Por causa da bola de couro amarelo que não parava, que não parava um minuto, um segundo. Não parava.
— Neco! Neco!
Parecia um louco. Driblou. Escorregou. Driblou.
Correu.
Parou. Chutou.
— Gooool! Gooool!
Miquelina ficou abobada com o olhar parado.
Arquejando.
Achando aquilo um desaforo, um absurdo.
Aleguá-guá-guá! Aleguá-guá-guá! Hurra! Hurra!
Corinthians!
Palhetas subiram no ar. Com os gritos. Entusiasmos rugiam. Pulavam. Dançavam. E as mãos batendo nas bocas:
— Go-o-o-o-o-o-ol!
Antônio de Alcântara Machado. Brás, Bexiga e Barra Funda e outros contos, 1997.
Metonímia é a figura de linguagem que consiste no
emprego de um termo por outro, havendo sempre uma
relação entre os dois. A relação pode ser de causa e
efeito, de continente e conteúdo, de autor e obra ou da
parte pelo todo. Assinale a alternativa em que essa figura
ocorre:
a) Achando aquilo um desaforo.
b) Miquelina ficou abobada com o olhar parado.
c) E as mãos batendo nas bocas.
d) Calções negros corriam, pulavam.
e) Palhetas subiram no ar.
Há, no exemplo dado, uma dupla metonímia.
“Calções negros” é metonímia do tipo sinédoque, pois
envolve a relação parte-todo: os calções, parte da
indumentária dos atletas, representam os jogadores.
Trata-se, além disso, de jogadores de determinado
time – o time identificado pela cor negra, que, no
caso, funciona também como metonímia, pois aqui o
símbolo representa a coisa simbolizada. (Note-se,
porém, que a relação de contiguidade entre o símbolo
e o que ele representa, apesar de presente na frase de
resposta, não vem especificada na informação
contida no caput deste teste.)
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