(PUC-SP 2013) - QUESTÃO

“Ao assumir a presidência em março de 1967, Costa e Silva ainda patrocinava a política recessiva do governo anterior. A ditadura parecia não ter nada a oferecer à sociedade. A impopularidade do regime, a formação da Frente Ampla e o movimento estudantil nas ruas convenceram os grupos militares mais 'duros' a pressionar o governo a alterar a política econômica. Com isso, a prioridade de reduzir a inflação por métodos recessivos teria que ser substituída por outra: o crescimento econômico com um controle menos rígido do processo inflacionário. Com o AI-5 e a posse do general Médici na presidência, a nova proposta foi vitoriosa.”
Jorge Ferreira. João Goulart, uma biografia. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2011, p. 642. 

Entre as características dessa nova proposta, que alterou o rumo da condução econômica durante os anos do regime militar, podemos citar a

a) expansão da fronteira agrícola, voltada prioritariamente à revalorização das culturas tradicionais do café, do tabaco e do algodão.
b) eliminação do crédito para a indústria e para a agricultura e, simultaneamente, a ampliação dos créditos para os consumidores.
c) criação de programas sociais, voltados principalmente à melhoria das condições de vida dos trabalhadores e à ampliação do mercado consumidor interno.
d) limitação das exportações e, simultaneamente, o estímulo às importações, por meio da redução das alíquotas cobradas na entrada dos produtos.
e) abertura a maiores investimentos estrangeiros e, simultaneamente, a realização de grandes obras públicas.

➥ Resposta comentada: (e)
O governo Costa e Silva foi bastante agitado, sendo alvo tanto de críticas internas (“linha dura” militar) quanto de externas (Frente Ampla e o Movimento Estudantil). Quem venceu esta pressão foi a “linha dura”, que conseguiu instalar na presidência o General Médici e decretou o AI-5. O novo governante aplicou medidas de maior abertura econômica para investimentos estrangeiros e conjuntamente a aplicação de capital estatal em obras públicas, usando da repressão para silenciar a oposição a tais medidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADO PELO COMENTÁRIO!