(Alberte Einstein - 2018) - QUESTÃO

Em 1919, o presidente eleito Rodrigues Alves foi uma das vítimas da epidemia que matou por volta de 35 mil pessoas no Brasil e cerca de 50 milhões, entre 1918 e 1920, em todo o mundo. Assinale a alternativa que apresenta corretamente a doença mortal e seus impactos na cidade do Rio de Janeiro: 

a) A peste bubônica, que se alastrou entre os combatentes da 1ª Guerra mundial, atingiu os grupos de brasileiros ligados ao exército e à política na capital do país, o que implicou o isolamento de partes da cidade para impedir a disseminação. 
b) O sarampo, uma doença comum entre as crianças, tornou-se mortal entre os adultos, mesmo com o fechamento das escolas da capital e o rápido atendimento das crianças, o que a médio prazo erradicou a doença infectocontagiosa da cidade. 
c) A tuberculose, conhecida como o “mal do século”, alastrou-se no Rio de Janeiro em função das más condições de alimentação e pobreza da população, e foi enfrentada pelos governantes com a quarentena dos infectados em cidades como Petrópolis. 
d) A gripe espanhola, doença que assolou os países europeus durante a 1ª Guerra, atingiu também a população brasileira, levando o governo da capital a contratar um grupo de higienistas para combater a disseminação da doença.

                                                                                                                             Resposta: D
A gripe espanhola, provocada pela insalubridade das trincheiras durante a Primeira Guerra Mundial, tornou-se uma pandemia que também atingiu o Brasil, o que levou algumas cidades do País a considerar certos dias como feriados para agilizar o recolhimento e o sepultamento dos mortos. As medidas de combate ao flagelo foram tomadas pelo sanitarista Carlos Chagas, nomeado na ocasião para dirigir o Instituto Osvaldo Cruz, especializado em saúde pública.