A produtividade primária em um ecossistema pode ser avaliada de várias formas. Nos oceanos, um dos métodos para medir a produtividade primária utiliza garrafas transparentes e garrafas escuras, totalmente preenchidas com água do mar, fechadas e mantidas em ambiente iluminado. Após um tempo de incubação, mede-se o volume de oxigênio dissolvido na água das garrafas. Os valores obtidos são relacionados à fotossíntese e à respiração.
a) Por que o volume de oxigênio é utilizado na avaliação da produtividade primária?
b) Explique por que é necessário realizar testes com os dois tipos de garrafas.
c) Quais são os organismos presentes na água do mar responsáveis pela produtividade primária?
_________________________________
a) Produtividade primária refere-se à quantidade total de matéria orgânica fixada pelos produtores durante a fotossíntese. A atividade fotossintética libera O2 como subproduto. Assim, através do volume do oxigênio produzido, tem-se uma avaliação da produtividade primária.
b) Como não ocorre fotossíntese nas garrafas escuras, a concentração de O2 nelas diminuirá, em relação a uma quantidade inicial, como resultado da respiração celular dos microorganismos contidos na água. Nas garrafas transparentes, ocorre fotossíntese. Assim, assumindo que a respiração ocorre com a mesma taxa nas garrafas transparentes, qualquer aumento na concentração de O2 contido nessas garrafas resulta da fotossíntese, produzindo mais oxigênio que o consumido na respiração. Portanto, nas garrafas transparentes, o oxigênio aumenta, e nas garrafas escuras diminui. A adição do total de O2 que diminui no frasco escuro à quantidade de O2 que aumenta no frasco claro cancela a respiração no frasco claro e dá a quantidade de O2 produzido pela fotossíntese.
c) Os principais organismos aquáticos, responsáveis pela produtividade primária, são as algas microscópicas, ou fitoplâncton.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
OBRIGADO PELO COMENTÁRIO!