"Os verdadeiros chefes não têm nenhuma
necessidade de cultura e ciência".
"Quando ouço a palavra cultura, ponho a mão no revólver."
"Os intelectuais são como as rainhas que vivem das abelhas trabalhadoras."
"Sem espírito militar a escola alemã não poderá existir. Um professor pacifista é um palhaço ou um criminoso. Deve ser exterminado."
"Professores alemães ... nenhum menino e nenhuma menina da escola devem sair de vossas aulas sem o sagrado propósito de ser um inimigo mortal do bolchevismo judeu, na vida e na morte."
(H. Goering)
"Quando ouço a palavra cultura, ponho a mão no revólver."
(J. Goebbels)
"Os intelectuais são como as rainhas que vivem das abelhas trabalhadoras."
(A. Hitler)
"Sem espírito militar a escola alemã não poderá existir. Um professor pacifista é um palhaço ou um criminoso. Deve ser exterminado."
(Ministro Schewemm - Bavária)
"Professores alemães ... nenhum menino e nenhuma menina da escola devem sair de vossas aulas sem o sagrado propósito de ser um inimigo mortal do bolchevismo judeu, na vida e na morte."
(F. Weachter)
Contextualizando historicamente as declarações anteriores,
de lideranças nazistas na Alemanha, pode-se afirmar que
a) o nazismo não tinha nenhum projeto para as áreas de
educação e cultura, pois dentro da perspectiva do culto ao
corpo e da obediência sem questionamentos, aquelas lhes
eram completamente indiferentes.
b) ao contrário da produção cultural, à qual eram
refratários, os nazistas permitiram a permanência das
diretrizes educacionais da República de Weimar.
c) tanto a educação como a cultura foram áreas
enquadradas dentro dos pressupostos básicos do regime
transformando-se em instrumentos ideológicos de controle
e propaganda.
d) o Estado nazista interveio fortemente somente nas
escolas freqüentadas por alunos não-arianos e filhos de
pais bolcheviques.
e) educação e militarização da sociedade eram projetos
excludentes dentro do projeto nazista de dominação.
_______________
RESPOSTA: C
Nenhum comentário:
Postar um comentário
OBRIGADO PELO COMENTÁRIO!