(ENEM 2017) - QUESTÃO

Após a Declaração Universal dos Direitos Humanos pela ONU, em 1948, a Unesco publicou estudos de cientistas de todo o mundo que desqualificaram as doutrinas racistas e demonstraram a unidade do gênero humano. Desde então, a maioria dos próprios cientistas europeus passou a reconhecer o caráter discriminatório da pretensa superioridade racial do homem branco e a condenar as aberrações cometidas em seu nome.
SILVEIRA. R. Os selvagens e a massa: papel do racismo cientifico na montagem da
hegemonia ocidental. Atro-Asia. n. 23. 1999 (adaptado).

A posição assumida pela Unesco, a partir de 1948, foi motivada por acontecimentos então recentes, dentre os quais se destacava o(a) 

a) ataque feito pelos japoneses à base militar americana de Pearl Harbor.
b) desencadeamento da Guerra Fria e de novas rivalidades entre nações.
c) morte de milhões de soldados nos combates da Segunda Guerra Mundial.
d) execução de judeus e eslavos presos em guetos e campos de concentração nazistas.
e) lançamento de bombas atômicas em Hiroshima e Nagasaki pelas forças norte-americanas.


____________________________________________________________________________
 Resposta comentada:
O excerto aborda o período pós 2ª Guerra Mundial, com a elaboração da declaração universal dos Direitos Humanos da ONU (1948) e a posterior publicação, pela UNESCO, de uma série de estudos que romperam com as doutrinas racistas estruturantes dos regimes facistas da primeira metade do século XX, sobretudo o nazismo.

Nesse sentido, a posição assumida pela ONU e pela UNESCO, ao evidenciar que “todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos”, deve ser entendida como uma resposta ao holocausto cometido pelos nazistas durante a 2ª Guerra Mundial. (Resposta: D)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADO PELO COMENTÁRIO!