(VUNESP) - QUESTÃO

 "Foi assim possível dispor um segundo ataque ao Brasil, desta vez contra uma capitania mal aparelhada na sua defesa, mas a principal e a mais rica região produtora de açúcar do mundo de então. Existiam aí, e nas capitanias vizinhas, mais de 130 engenhos que, nas melhores safras, davam mais de mil toneladas do produto." (J. A. Gonsalves de Mello.)

O texto refere-se à

a) Guerra dos mascates.
b) invasão francesa.
c) invasão holandesa.
d) Revolta de Beckman.
e) invasão inglesa.


//////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////
RESPOSTA: C
As Invasões Holandesas no Brasil foram uma série de incursões da República das Províncias Unidas (Holanda) durante o século XVII.Ocorreram na Bahia em 1624, em Pernambuco no ano de 1630 e no Maranhão em 1641.

É importante dizer que, os holandeses ficaram forma da empreitada açucareira, quando se viram expulso do comércio de açúcar quando foi instituída a União Ibérica, que fundiu as coroas de Portugal e Espanha numa só.

Como os flamengos eram inimigos da Coroa espanhola, foram proibidos de aportar em terras portuguesas e, por esse motivo, criaram em 1621, a “Companhia Holandesa das Índias Ocidentais”, com o objetivo de recuperar o lucrativo comércio que havia sido perdido.


Assim, mercenários a serviço da República das Províncias Unidas invadiram as terras canavieiras para controlar a produção dos engenhos do Nordeste.

No ano de 1643, devido a desacordos com a Companhia Holandesa das Índias Ocidentais, o Maurício de Nassau regressa a Europa.

Pouco tempo depois, a situação pacífica com os senhores de engenho local começa a se deteriorar, uma vez que eles não conseguem mais horar as dívidas contraídas junto aos holandeses, culminando na Insurreição Pernambucana de 1645.


A partir dela, e com o auxilio militar de portugueses e ingleses, os luso brasileiros expulsam os holandeses definitivamente do Brasil em 1654.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADO PELO COMENTÁRIO!