Leia o trecho da Carta de Padre Antônio Vieira ao Padre Provincial dos Jesuítas em 1635 e depois assinale a alternativa que interpreta historicamente os interesses do Estado português, dos colonos, e dos padres jesuítas na colonização.
"...Na primeira carta disse a V. Reva a grande perseguição que padecem os índios, pela cobiça dos portugueses em os cativarem ... O modo como esses índios recebiam os portugueses era ordinariamente de paz ... E perguntando eu a um dos cabos desta entrada como se haviam com eles me respondeu com grande desabafo e paz de alma: 'a esses dávamos-lhe uma carga cerrada, caíam uns, fugiam outros entrávamos nas aldeias e tomávamos aquilo que havíamos mister' ... Todos estes latrocínios e homicídios se toleram em um reino tão católico como Portugal ... .
Estão são, Padre Provincial as notícias que posso dar a V. Reva desta conquista do Maranhão de onde faço esta. Antônio Vieira". Responda a resposta correta.
a) O estado português queria fazer do índio um súdito, os colonos reduzi-los ao trabalho escravo e os jesuítas convertê-los à fé cristã e utilizá-los como mão de obra.
b) O Estado português desejava o extermínio da raça para que os colonos pudessem transferir populações africanas para a América e os jesuítas estimulavam a escravidão indígena.
c) A coroa portuguesa aliada aos franceses iniciou o processo de aculturação e desmantelamento das nações indígenas para facilitar o trabalho dos colonos.
d) Os jesuítas, cumprindo ordens da metrópole, isolaram os índios em missões, no litoral, facilitando o aprisionamento deles pelos colonos para quem o índio bom era o índio morto".
e) Os colonos utilizaram os jesuítas na escravidão dos gentios e o Estado português, em compensação, distribuiu sesmarias somente às ordens religiosas que haviam participado da conquista.
RESPOSTA: A
Nenhum comentário:
Postar um comentário
OBRIGADO PELO COMENTÁRIO!