Enquanto os vegetais podem ter sua superfície foliar e radicular bastante ramificadas, os animais, em geral, são mais compactos. Esta afirmativa está relacionada ao tipo de nutrição e de reserva de energia desses seres vivos. Quanto a isso, podemos afirmar corretamente que:
a) as vantagens de ter uma maior superfície corporal nos vegetais estão relacionadas à área de absorção de água e luz.
b) a gordura, reserva de energia dos animais, é uma substância hidrofóbica, que acumula água, provocando um aumento de peso nos animais.
c) o amido, reserva de energia dos vegetais, é hidrofóbico, o que possibilita a redução do acúmulo de água com conseqüente redução de peso corporal dos vegetais.
d) a principal reserva de energia dos animais ocorre sob a forma de amido, mais compacto do que a reserva lipídica dos vegetais.
e) geralmente, as folhas dos vegetais são ricas em óleos, os quais são usados na nossa alimentação.
A principal reserva de energia dos vegetais é o amido, que é hidrofílico, e a dos animais é a gordura, hidrofóbica. O material hidrofóbico, como a gordura, possibilita o acúmulo de energia maior em um espaço físico menor, já que não ocorre sua interação com a água. Quanto maior a superfície corporal dos vegetais, maior a superfície para absorção de água, de energia solar e maiores as condições de se obter alta eficiência fotossintética.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
OBRIGADO PELO COMENTÁRIO!