(UFES) - QUESTÃO

As críticas econômicas ao trabalho escravo e a esse rentável comércio de seres humanos já eram apresentadas desde o final do século XVIII e repercutiram na Inglaterra, onde, em 1807, foi abolido o tráfico de escravos para as colônias britânicas. A respeito da política antitráfico, enquanto processo de transição para o trabalho livre no Brasil, pode-se afirmar que:

a) teve início a partir de exigências externas, com a assinatura dos tratados de 1810 entre Portugal e Inglaterra e, após o "Bill Aberdeen", culminou com a aprovação das Leis Eusébio de Queiroz e Nabuco de Araújo.
b) se iniciou com as exigências apresentadas por Talleyrand, no Congresso de Viena, para a instituição do Reino do Brasil.
c) teve início no Brasil como exigência dos fisiocratas, para o desenvolvimento do mercado interno e da atividade manufatureira, considerada como a única fonte produtora de riqueza.
d) foi introduzida no Brasil como tese econômica defendida pelo romantismo revolucionário ou liberal, que se baseava em princípios humanitários defendidos por Alves Branco, Eusébio de Queiroz, Joaquim Nabuco e Castro Alves.
e) resultou na abolição do tráfico negreiro, graças à nova política alfandegária formulada por Alves Branco, que sobretaxou o ingresso de escravos, tornando o seu valor comercial excessivamente elevado.

RESPOSTA: A

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADO PELO COMENTÁRIO!