Os frutos são exclusivos das angiospermas, e a dispersão das sementes dessas plantas é muito importante para garantir o sucesso reprodutivo, pois permite a conquista de novos territórios. A dispersão é favorecida por certas características dos frutos (ex.: cores fortes e vibrantes, gosto e odor agradáveis, polpa suculenta) e das sementes (ex.: presença de ganchos e outras estruturas fixadoras que se aderem às penas e pelos de animais, tamanho reduzido, leveza e presença de expansões semelhantes a asas). Nas matas brasileiras, os animais da fauna silvestre têm uma importante contribuição na dispersão de sementes e, portanto, na manutenção da diversidade da flora.
CHIARADIA, A. Mini-manual de pesquisa: Biologia. Jun.2004 (adaptado).
Das características de frutos e sementes apresentadas, quais estão diretamente associadas a um mecanismo de atração de aves e mamíferos?
A) Ganchos que permitem a adesão aos pelos e penas.
B) Expansões semelhantes a asas que favorecem a flutuação.
C) Estruturas fixadoras que se aderem às asas das aves.
D) Frutos com polpa suculenta que fornecem energia aos dispersores.
E) Leveza e tamanho reduzido das sementes, que favorecem a flutuação.
____________________
RESPOSTA: D
As plantas que atraem mamíferos e aves são aquelas que apresentam frutos coloridos, com polpa suculenta e odor agradável ao olfato desses animais. Essas características são importantes, pois fazem que o animal aviste o fruto como um alimento. Frutos com polpa suculenta que fornecem energia aos dispersores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
OBRIGADO PELO COMENTÁRIO!